Profeta no ou do caos? “Profeta no caos” seria a melhor escolha porque indica que o profeta está presente e ativo em um contexto de caos, enquanto que, “profeta do caos”, sugere que o profeta é um agente ou instrumento do caos, o que não é consistente com a mensagem bíblica. Porém, com devida explicação, vou sustentar o tema: “Profeta do Caos” para seguir o pensamento popular.
Profetas do caos é uma referência aos profetas que pregaram em tempos de grande turbulência, instabilidade e julgamento divino. Interessante que, todos eles, tiveram à aprovação divina, mas odiados por todos, pois falaram o que os homens não queriam ouvir e ofereceram o que eles não desejavam. A ira de Deus é na mesma proporção ao empetrecimento do coração humano! Os profetas enviados, por preservarem o tom e o conteúdo da informação divina, pagaram um preço alto pela fidelidade a missão incumbida. Nossa geração de vocacionados acredita que, quando Deus chama alguém para a sua obra, está garantida a paz, a prosperidade e a alegria, mas esquecemos que fazer a vontade de Deus está incluso a perseguição, as injúrias e até o desejo de nunca ter nascido. Ser um profeta do caos é, muitas vezes, mergulhar no universo da dor e do esquecimento. A fidelidade a Deus e a sua mensagem reservam momentos de caos para os seus próprios profetas! Aliás, qual seria a função do profeta. senão anunciar a ira de Deus para aqueles que se rebelaram contra Ele?
Aqui estão alguns profetas da Bíblia que podem ser considerados "profetas do caos":
1. Jeremias: Profetizou durante um período de grande instabilidade política e religiosa em Judá, incluindo a destruição de Jerusalém e o exílio babilônico.
2. Ezequiel: Profetizou durante o exílio babilônico, quando o povo de Israel estava longe de sua terra natal e enfrentava grandes desafios.
3. Amós: Profetizou em um período de grande prosperidade econômica, mas também de grande injustiça social e religiosa em Israel.
4. Oséias: Profetizou em um período de grande instabilidade política e religiosa em Israel, incluindo a queda do reino do norte.
5. Sofonias: Profetizou durante um período de grande julgamento divino em Judá, incluindo a invasão assíria e a destruição de Jerusalém.
6. Naum: Profetizou a destruição de Nínive, a capital dos Assírios, pelos maus tratos e suplícios que eles infligiam a povos subjugados pelos seus exércitos, incluindo Judá.
Esses profetas pregaram mensagens de julgamento, arrependimento e restauração em tempos de grandes caos e incertezas. Suas mensagens continuam a ser relevantes hoje em dia, oferecendo insights valiosos sobre a natureza de Deus e a condição humana.
Quais os conteúdos das mensagens dos profetas caóticos?
· Vocês confiam no poder do Estado, mas rejeitam o poder de Deus.
· Suas práticas religiosas buscam estabelecer um reino terreal, mas desprezam o Reino celestial.
· Seus líderes se beneficiam da religiosidade do povo para adquirir bens e juntar riquezas.
· Seus guias buscam um culto esplendoroso, mas permitem que piore a condição dos vulneráveis na sociedade.
· Vocês relativizam a fé, preferindo a imoralidade a cultivar o temor a Deus
Qualquer semelhança com os nossos dias não é mera coincidência.
É verdade, precisamos separar juízo divino com negativismo tolo. Este último, é uma patologia que leva as pessoas a criticarem sem fundamento. Negativismo é uma atitude ou comportamento caracterizado por uma visão pessimista e crítica em relação as pessoas, situações, eventos ou ideias. Mas juízo divino é um protesto do céu contra o mal comportamento daqueles que desejam passar a eternidade junto ao Eterno. Diferente do criticismo, o juízo de Deus, visa inspirar arrependimento e oferecer esperança. Precisamos sempre lembrar, que a mensagem do evangelho proclama a salvação dos homens, não a perdição. Quando Deus troveja, ele não espera de nós tremores, mas sim, temores! Do ponto de vista do Criador, o caos pode ser a matéria prima para pôr ordem e criar o belo. Mesmo que o princípio seja caótico, mediante a sua palavra, Deus tudo pode criar em perfeita harmonia, cores e vivacidade. O livro de Gênesis apresenta a ideia de que o caos é um estado inicial que é subsequentemente ordenado e criado por Deus, e que a criação de Deus é um processo de trazer ordem e estrutura ao caos.
No texto acima, o profeta Micaías profetizou negativamente perante dois reis, centenas de profetas e dois exércitos, mas foi fiel a profecia caótica que Deus mandou entregar. Ele foi preso e maltratado, essa foi a recompensa da sua fidelidade. O que a firmeza e a fidelidade de Micaías ao Senhor querem nos ensinar?
· Decidir ficar ao lado da maioria pode nos colocar contra Deus.
· Deixar-se influenciar por poderosos políticos e religiosos pode nos despir da unção do céu.
· Minimizar uma mensagem para não causar constrangimento pode trazer sérios prejuízos aos seus destinatários e juízo sobre nós.
· Trazer mensagens de confortos e alento, para alegrar quem só quer poder, nos custará a vocação.
É melhor sofrer o desconforto que a mensagem divina produz, do que não ser mais usado por Deus. A escolha é nossa.
Se preparem, Deus está arregimentando dezenas de profetas para o caos, pois nossos dias caminham para uma situação caótica!
· Expressivo aumento do desequilíbrio emocional e espiritual das lideranças.
· Inúmeras guerras e cisões nas denominações e comunidades.
· Inexpressiva presença jovem aos desafios missionários e pastorais.
· Clara divisão de classes sociais no meio evangélico: uns, ricos demais, outros, pobres demais.
· Formação secular com objetivo de enriquecimento e desprezo à obra de Deus.
· Comércio das pregações, ensino teológico e mentorias pastorais lucrativas: o que recebemos de graça, agora é vendido.
· Discursos pastorais impactantes, mas desprovidos de tempo para quem chora e sofre.
· Viciante Teologia da Felicidade e do bem-estar, que levam as pessoas a viverem, compulsivamente, pelo desejo do ter, aqui e agora.
A presença da igreja na terra tem a finalidade de denunciar o pecado: do mundo e dos crentes. Você está pronto para se tornar um Profeta no Caos? Não te convido para ser um REVOLUCIONARIO, mesmo porque, o domínio e o poder nunca saíram das mãos de Deus. Ele reina soberanamente. Amem! Mas este é o momento que devamos ser RE-VOLI-CIONARIOS. Que você possa alcançar a vontade das pessoas, mudar a volição dos homens pelo seu testemunho de vida cristã; que as pessoas sintam o desejo, pelo seu caráter e vida simples, a serem mais santas, mais justas, mais misericordiosas, mais parecidas com Jesus. Acorde o profeta caótico que habita em ti!