Publicidade

Com um voto contrário, Legislativo rondonense aprova projeto de combate ao racismo nas escolas

Requerimento aprovado será enviado para apreciação do Executivo Municipal, junto com minuta do projeto de lei, proposto pelo vereador Fernando Nègre

01/07/2025 às 09h34 Atualizada em 03/07/2025 às 11h52
Por: Redação Fonte: Assessoria
Compartilhe:
Requerimento aprovado será enviado para apreciação do Executivo Municipal. Fotos: Cristiano Viteck
Requerimento aprovado será enviado para apreciação do Executivo Municipal. Fotos: Cristiano Viteck

O Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon aprovou, na sessão de ontem (30) e por maioria de votos, requerimento do vereador Fernando Nègre. No documento, o parlamentar sugere ao governo rondonense a implementação do Programa Municipal Permanente de Combate ao Racismo nas Escolas.

A proposta será encaminhada ao prefeito Adriano Backes em forma de sugestão, acompanhada de uma minuta de projeto de lei, pois envolve a criação de estrutura administrativa vinculada à Secretaria de Educação, o que exige iniciativa do Poder Executivo.

Continua após a publicidade
“Quem não tem preconceito vota a favor desse projeto”, afirmou o vereador Fernando Nègre.

 

Conforme o autor da matéria, o programa tem como objetivo promover o respeito à diversidade étnico-racial, combater o racismo e valorizar as contribuições dos povos indígenas e afro-brasileiros no ambiente escolar. Entre as ações previstas estão a formação de educadores, atividades pedagógicas e a criação de uma Equipe Multidisciplinar de Educação para a Diversidade Étnico-Racial.

Segundo Fernando Nègre, a sugestão de criação do Programa partiu do Movimento Étnico Racial Nagô – MOERAN, fundado em Marechal Cândido Rondon em 2008.

O MOERAN tem o objetivo de promover ações educacionais e culturais para dar visibilidade à população negra, além de conscientizar e inserir a cultura africana no município.

Divergência

A vereadora Tania Maion foi a única que votou contra o requerimento do vereador Fernando Nègre

 

O requerimento teve aprovação da maioria dos vereadores, com voto contrário da vereadora Tania Maion. Ao justificar o voto ela afirmou que a proposta já é contemplada por legislação federal, incluindo o Estatuto da Igualdade Racial, o que pode gerar redundância de leis.

“Eu ressalto que sou contra qualquer tipo de preconceito e discriminação. Mas, entendo que, independente da cor da pele, nós somos todos iguais. Ninguém é superior ou inferior, porque somos todos filhos de Deus”, afirmou Tania Maion.

Por outro lado, Fernando Nègre criticou o posicionamento contrário da vereadora à proposta, a quem acusou de não ter lido a proposta apresentada. “Quem não tem preconceito vota a favor desse projeto”, concluiu.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Marechal Cândido Rondon - PR
Sobre o município
Ver notícias
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias