Publicidade

Itaipu lança site público com mapa interativo de coordenadas geodésicas dos limites de suas áreas ao longo do reservatório

Dados podem ser visualizados e baixados instantaneamente ajudando os proprietários lindeiros a definir com precisão os limites de suas áreas

28/06/2025 às 10h37 Atualizada em 28/06/2025 às 10h37
Por: Redação Fonte: Assessoria
Compartilhe:
Pontos que formam a Poligonal Envolvente das áreas de Itaipu. (Foto: Reprodução/Itaipu Binacional)
Pontos que formam a Poligonal Envolvente das áreas de Itaipu. (Foto: Reprodução/Itaipu Binacional)

Proprietários de terras vizinhas à Itaipu Binacional, profissionais de georreferenciamento e demais interessados já podem acessar, de forma rápida, um novo site com o mapa interativo dos limites oficiais do reservatório. A plataforma permite visualizar e baixar instantaneamente as coordenadas geodésicas (latitude e longitude) dos limites das áreas de propriedade da Binacional, facilitando o georreferenciamento e a regularização fundiária.

O lançamento aconteceu nesta quinta-feira (26), no escritório da Itaipu em Santa Helena, com a participação de técnicos, empresas de topografia, cartografia e agrimensura — responsáveis por serviços de georreferenciamento de imóveis rurais na região – além de representantes de prefeituras, de universidades e de cartórios de registro de imóveis.

Continua após a publicidade

Esses dados fazem parte da chamada Poligonal Envolvente (PE), que é uma linha que indica os limites das áreas de ITAIPU ao longo do reservatório e de sua faixa de proteção. Essa poligonal é formada por diversos pontos que são chamados de vértices. Cada vértice contém informações de longitude e latitude, que pode ser utilizada para cadastro no Sistema de Gestão Fundiária (SIGEF) do Incra.

Foram liberados para consulta 10.993 vértices que definem os limites da margem brasileira da Binacional, com 1.396,93km de extensão.

Para o gerente da Divisão de Estudos da Binacional, Henrique Gazzola, “a iniciativa visa proporcionar maior transparência e facilitar a vida dos proprietários e produtores rurais lindeiros, garantindo que o processo de georreferenciamento seja realizado de forma rápida, precisa e sem sobreposições com as áreas de Itaipu,” afirmou.

Profissionais do setor e sociedade em geral acompanharma a apresentação. Foto: Henrique Gazzola/Itaipu Binacional

 

Georreferenciamento é o processo de levantamento topográfico que identifica a forma, dimensão e localização exata de uma propriedade rural, utilizando coordenadas geodésicas. Ele é necessário para garantir a precisão na identificação e registro das propriedades rurais, prevenindo conflitos de limites e facilitando a gestão fundiária. O decreto Nº 4.449, de 30 de outubro de 2002, determina que todos os imóveis rurais devem ser georreferenciados para qualquer transação que envolva desmembramento, parcelamento, remembramento ou transferência de titularidade. Todos os imóveis acima de 25 hectares já estão sob efeito do decreto, sendo que a partir de 20 de novembro de 2025, os imóveis com área inferior a 25 hectares também passarão a ser afetados.

Com o novo site, a Itaipu garante agilidade no processo de compartilhamento de informações geodésicas sobre os marcos que fazem divisa com as propriedades lindeiras. Até então, esses dados eram fornecidos sob consulta. Agora é possível, sem a mediação direta por parte da equipe da Itaipu, verificar em tempo real as informações.

Segundo o líder do projeto, Sergio Dias Alicino, “o lançamento do mapa é um marco histórico no trabalho de consolidação das informações sobre a Poligonal Envolvente, que se iniciou há mais de 14 anos e envolveu um grande volume de trabalho de campo e de análise documental,” disse Sergio.

Informações exibidas quando clicado em um dos vértices dentro do site. Foto: Reprodução/Itaipu Binacional

 

O site permite ainda a importação de polígonos referentes a propriedades da região para ajudar a identificar vértices de interesse dos proprietários lindeiros. Os formatos aceitos são: shapefile (shp) compactado (.zip), .kml, CSV, GeoJSON e PGX. Após o envio, o sistema seleciona automaticamente os vértices da Poligonal Envolvente mais próximos, que poderão ser exportados pela ferramenta. Cerca de 94% dos vértices estão com as coordenadas publicadas, os outros 6%, se necessário, poderão ser solicitados a partir de um formulário no site. A resposta, após as devidas análises no local, será enviada por e-mail.

As coordenadas estão disponíveis no padrão Sirgas 2000 (Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas), que é o sistema de referência geodésico oficial usado no Brasil e em outros países da América do sul.

“A construção de uma base de dados robusta e confiável foi fundamental para que o sistema ofereça informações georreferenciadas de forma ágil e segura aos interessados”, destacou o responsável pela estruturação da base de dados do aplicativo, Hericles Barbosa Lopes.

Apresentação do site no escritório da Itaipu em Santa Helena. Foto: Hericles Barbosa/Itaipu Binacional

 

Esse trabalho está alinhado ao programa Itaipu Mais que Energia, que reúne iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável da região e está de acordo às políticas públicas do Governo Federal.

Para ter acesso a ferramenta, além de outras informações, basta acessar o site:

https://www.itaipu.gov.br/inovacao/pesquisa/inteligencia-territorial/georreferenciamento-de-imoveis-lindeiros.

Reservatório, faixa de proteção e propriedades rurais em Entre Rios do Oeste. Foto: Edino Krug/Itaipu Binacional

 

Sobre a Itaipu Binacional

Com 20 unidades geradoras e 14 mil megawatts de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável. Desde o início de suas operações, em 1984, já produziu mais de 3 bilhões de megawatts-hora.

A Itaipu tem como missão empresarial gerar energia elétrica de qualidade com responsabilidade social e ambiental, contribuindo para o desenvolvimento sustentável no Brasil e no Paraguai. Mais do que uma usina, Itaipu é um agente de transformação, com ações que integram sustentabilidade, inovação e compromisso com as pessoas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sem foto
Sobre o município
Ver notícias
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias