A rondonense Rosane Wirzius Boroski, vencedora do Prêmio Queijos do Paraná, visitou o paço municipal na manhã desta sexta-feira (13). O prefeito Adriano Backes; o secretário de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, Marciel Escher; o diretor de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Neri Wagner; e o presidente da Câmara de Vereadores, Valdir Sackser, receberam a produtora e seu esposo, Genilson Boroski.
A premiação aconteceu durante a 2ª edição do Prêmio Queijos do Paraná, realizada no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba. O Queijo da Motta, um tipo coalho artesanal, conquistou o prêmio máximo — a medalha Super Ouro, ficando entre os 10 melhores queijos do Estado. Rosane é proprietária da Queijaria Meu Propósito, localizada na Linha São João, no distrito de Margarida, em Marechal Cândido Rondon.
Além de ser reconhecida pela qualidade do queijo produzido, a produtora rondonense se destacou na premiação por sua história de superação. Ela entrou no ramo há apenas dois anos, após enfrentar dificuldades com a perda de grande parte do rebanho de vacas leiteiras, o que reduziu sua produção de 1.000 litros diários para apenas 150 litros.
Todas as dificuldades enfrentadas por ela só não foram maiores do que sua vontade de recomeçar e, assim, ela decidiu produzir queijos finos. A capacitação veio por meio do programa Queijos Nobres Paraná, do governo estadual.