Ver essa foto no InstagramContinua após a publicidade
Um avião da Air India caiu segundos após decolar do Aeroporto Internacional de Ahmedabad, na Índia, com 242 pessoas a bordo, nesta quinta-feira (12). A aeronave, que havia decolado às 13h39 (horário local), emitiu um pedido de socorro – conhecido como "Mayday" – ao Controle de Tráfego Aéreo, mas perdeu contato logo em seguida e caiu fora do perímetro do aeroporto.
O acidente ocorreu após a aeronave atingir apenas 190 metros de altitude. O impacto foi em uma área residencial próxima e um alojamento de estudantes de medicina, provocando um forte estrondo e uma densa coluna de fumaça preta, segundo testemunhas. A tragédia mobilizou imediatamente hospitais da região, que montaram uma força-tarefa para atender as vítimas.
De acordo com comunicado da Diretoria Geral de Aviação Civil da Índia, a aeronave não respondeu aos chamados após emitir o pedido de socorro. Autoridades locais acreditam que não houve sobreviventes entre os passageiros, que incluíam 169 indianos, 53 britânicos, 7 portugueses e 1 canadense.
As causas do acidente ainda estão sendo investigadas, mas o governo indiano já iniciou uma apuração rigorosa para identificar o que provocou a queda logo após a decolagem. A tragédia gerou comoção nacional e internacional, dada a quantidade de vítimas e a brutalidade do impacto.