Publicidade

Biodigestor leva lições de sustentabilidade para escola em Guaíra (PR)

Equipamento foi instalado com recursos do programa Itaipu Mais que Energia e gera vários benefícios para a escola e o município

17/03/2025 às 15h41
Por: Redação Fonte: Assessoria
Compartilhe:
Fotos: Gabriel Gurjão/Prefeitura de Guaíra
Fotos: Gabriel Gurjão/Prefeitura de Guaíra

A instalação de um biodigestor, que transforma resíduos orgânicos em gás para cozinhar a merenda escolar, tem contribuído para levar lições de sustentabilidade a alunos da rede pública de ensino no município de Guaíra (PR). O equipamento foi instalado com recursos da Itaipu Binacional, por meio do programa Itaipu Mais que Energia, realizado em todo o Paraná e 35 municípios do Mato Grosso do Sul.

“Além de economizar na conta do gás, o biodigestor é uma ferramenta de práticas pedagógicas”, explica a coordenadora de Gerenciamento e Regulamentação de Resíduos Sólidos e educadora ambiental de Guaíra, Marlene Dallacosta. “Fazemos palestras para os alunos sobre o que é, como funciona. Eles entendem como a utilização do gás para fazer a merenda é um exemplo de sustentabilidade. Além disso, o material que fica no biodigestor é usado como fertilizante na horta escolar.”

Continua após a publicidade
Alunos e professores da Escola Municipal Maria Leônia. Foto: Gabriel Gurjão/Prefeitura de Guaíra

O equipamento instalado na Escola Municipal Maria Leônia é o primeiro do município e foi  adquirido pela prefeitura de Guaíra por meio do Edital 1 do Itaipu Mais que Energia, em parceria com a Caixa Econômica Federal. O investimento foi de R$ 16.900,00. Segundo Marlene, outras escolas já manifestaram interesse em instalar o sistema.

Como funciona

O biodigestor recebe os resíduos orgânicos, principalmente restos de comida. Ali, ocorre um processo de decomposição sem oxigênio que gera o biogás. Já o resíduo sólido do processo é rico em nutrientes e pode ser usado como adubo. Além de substituir o gás de cozinha, como nesta escola em Guaíra, o biogás pode ser utilizado para gerar eletricidade ou passar por mais um processo de refino e gerar o biometano (combustível para veículos).

Quando passam por um biodigestor, os resíduos orgânicos deixam de lançar na atmosfera o gás metano, um dos principais gases de efeito estufa (GEE) e causadores das mudanças climáticas. O processo também diminui a quantidade de lixo destinada a aterros sanitários ou liberada no meio ambiente.

Segundo o diretor de Coordenação da Itaipu, Carlos Carboni, com esse apoio, a empresa gera vários benefícios para as prefeituras, diminuindo gastos operacionais e contribuindo com a educação para a sustentabilidade. “As alterações climáticas já se fazem presentes. Com o biodigestor na escola, Itaipu dá uma importante contribuição para as crianças aprendem sobre as mudanças necessárias no nosso estilo de vida para diminuir as emissões e a poluição”, afirmou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Guaíra - PR
Sobre o município
Localizada às margens do Rio Paraná, Guaíra desfruta de títulos como Arquipélago Maior da América do Sul e Portal do Pantanal Paranaense. É um corredor de biodiversidade com centenas de espécies: animais, pássaros, répteis, peixes e anfíbios; possui mais de 200 ilhas. A fundação de Guaíra está intimamente ligada à Cia Matte Laranjeira, também responsável pela fundação da cidade de Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul. Guaíra faz fronteira com a cidade de Salto del Guairá, no Paraguai.
Ver notícias
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias