O anúncio do investimento de R$ 73,8 milhões no Núcleo Regional de Educação de Toledo, nesta quinta-feira (7), representa um avanço significativo para o sistema público de ensino da região Oeste que reflete em todo o Paraná. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), e do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (FUNDEPAR), oferece uma resposta às demandas educacionais e reitera seu compromisso sólido com a qualidade do Ensino e da infraestrutura das escolas, uma vez que o recurso financiará o programa Escola Mais Bonita, que impactará diretamente o ambiente de aprendizado para milhares de alunos.
Os municípios de Palotina, Toledo, Marechal Cândido Rondon e Guaíra estão no centro de um marco importante que contempla iniciativas de construção, reforma e ampliação de 39 unidades escolares. Mas não se trata apenas disso, porque a substituição de estruturas antigas por ecoconstruções reflete uma visão do Governo do Estado a longo prazo.
Isso porque a educação acaba sendo associada a ambientes sustentáveis e inspiradores, uma vez que as ecoconstruções não só melhoram a infraestrutura, mas também promove uma consciência ecológica entre os estudantes, o que contribui para uma formação do aluno mais alinhada com as demandas ambientais contemporâneas, fazendo ele ver na prática o impacto de políticas públicas eficazes no ambiente onde eles vivem.
Para o desespero dos contrários às evoluções na Educação no Paraná, promovidas pelo governador Ratinho Junior e toda a equipe da SEED, bem como os professores comprometidos com o ensino, dois projetos de grande valor foram destacados. Um deles foi a celebração do programa de intercâmbio Ganhando o Mundo, que levará 44 estudantes das instituições de ensino ligadas ao Núcleo Regional de Educação de Toledo a países como Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia, Reino Unido e Estados Unidos em 2025.
Isso proporciona aos alunos uma experiência internacional que expande os horizontes dos participantes e vai marcá-los positivamente para o resto de suas vidas. Esse intercâmbio é uma oportunidade rara e de grande valor formativo, que certamente contribuirá para a construção de cidadãos mais preparados e globalmente conscientes.
Mais uma vez os profissionais apaixonados pela Educação, que buscam melhorar cada dia mais, estavam entre os docentes que receberam certificação pela participação no Formadores em Ação Municípios, parte do projeto EducaJuntos.
Esse programa, que promove a formação entre pares, valoriza o papel essencial dos professores, que não só educam como também capacitam seus colegas, gerando uma rede de apoio e desenvolvimento dentro do sistema educacional, possibilitando a promoção da ética, comprometimento, combate à desinformação e à doutrinação em sala de aula.
Quando o Governo do Estado realiza o direcionamento de um montante de recursos significativo para esses projetos demonstra que a Educação é, de fato, uma prioridade no Paraná. As ações vão além de uma solução pontual: elas são um investimento que beneficia toda a comunidade e fortalece o compromisso do estado em oferecer uma educação pública de qualidade, que tem se destacado em nível nacional como a melhor do Brasil, conforme o Ideb.
A infraestrutura renovada, a valorização dos professores e as oportunidades de intercâmbio oferecidas pelas políticas públicas do Estado mostram uma estratégia do governador Ratinho Junior e toda a sua equipe, sobretudo da SEED, que olha para o futuro, preparando os alunos e os profissionais para os desafios de uma sociedade em transformação, preparando crianças, adolescente e jovens para serem os protagonistas de suas vidas, rumo ao sucesso, seja qual for a área que escolham.
A coluna Em Pauta oferece uma visão, com análises e opinião, dos fatos relevantes do nosso cotidiano, visando colaborar para que você forme seus próprios conceitos sobre os assuntos tratados neste espaço.
Marcos Elieser é Jornalista Profissional Diplomado, formado em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade de Caxias do Sul-RS (2002); Pós-graduado em Assessoria de Imprensa e Comunicação Empresarial (2008); foi Professor de Jornalismo vários anos em diversas disciplinas na Faculdade Sul Brasil, atual FAG; entusiasta do Marketing Político e Marketing Digital; e colunista. Contato: [email protected]