A primeira-dama do País, Janja Lula da Silva, e o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, participam na quinta-feira (dia 3), às 9h30, da abertura da programação oficial da campanha Outubro Rosa na empresa. A ação é promovida pela própria Itaipu e pelo Instituto Meninos do lago (Imel), com apoio do GT Itaipu Saúde.
O evento será no Mirante do Parque da Piracema e contará com a presença de integrantes da equipe Meninas do Lago (composta por mulheres mastectomizadas), alunos de paracanoagem e crianças do projeto Meninos do Lago.
Durante o mês de outubro, às quintas-feiras e sábados, terceirizados e empregados da Itaipu poderão se inscrever para remar com as Meninas do Lago e paracanoístas. Os participantes também irão receber informações sobre o projeto e o benefício da atividade física para a reabilitação das pacientes.
Meninas e Meninos do Lago
A equipe Meninas do Lago/Imel foi lançada em outubro de 2020, como parte do Projeto Meninos do Lago, que é mantido pela Itaipu Binacional. As cerca de 40 remadoras treinam duas vezes por semana no Parque da Piracema, além de promoverem ações de conscientização para diagnóstico precoce de câncer de mama. Graças a atuação da instituição e da equipe, a iniciativa hoje é referência no Brasil.
Já o Projeto Meninos do Lago atende atualmente cerca 900 crianças e adolescentes a partir de 7 anos de idade. Os jovens atuam em polos distribuídos em centros de convivência e outras instituições de Foz do Iguaçu, além do Parque da Piracema. O grupo de paracanoagem é formado por cerca de 15 alunos.
Outubro Rosa
A campanha Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990. O objetivo é compartilhar informações, promover a conscientização sobre a doença, permitir maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
Sobre a Itaipu
Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, mais de 3 bilhões de MWh. Nos últimos 12 meses, foi responsável por 10% do suprimento de eletricidade do Brasil e 88% do Paraguai.