Uma pesquisa de intenção de voto para a eleição municipal de Maripá encomendada pelo Jornal do Oeste, de Toledo, junto ao Instituto Excelência Pesquisas, foi divulgada na manhã deste sábado (28). O levantamento está registrado com o número PR-07890/2024 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o estatístico responsável Marcelo Hidemi Uemura.
O levantamento foi realizado em 21 de setembro deste ano e 300 pessoas de Maripá e distritos foram ouvidas neste dia. A margem de erro é de 5,5 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa possui um nível de confiança de 95%.
A pesquisa estimulada – realizada em dez regiões de Maripá e com abrangência da população da sede e de distritos – aponta que o candidato a prefeito de Maripá Anderson Bento Maria e a sua vice Janaína Geraldi possuem 49,67% das intenções de voto, seguido do candidato a prefeito Rodrigo Schanoski e a vice Analise Pandini, com 32,33%.
O levantamento traz que 14,33% dos entrevistados não sabem em quem votar ou optaram por não responder. Os votos brancos e nulos totalizaram 3,67%.
Na pesquisa espontânea para prefeito, com o questionamento “Se as eleições para prefeito de Maripá fossem hoje, em que você votaria?”, 44,33% dos entrevistados votariam em Anderson Bento Maria e 27,33% votariam em Rodrigo André Schanoski. Não sabem ou não responderam são 26% e 2,33% dos entrevistados pretendiam votar branco/nulo/nenhum.
Sobre a aceitação ou rejeição do foi perguntado: “Sobre Anderson Bento Maria você”: votaria com certeza: 45,33% do entrevistados disseram que sim; não votariam de forma alguma: 26%; poderiam votar: 20,33%; não sabem ou não responderam: 5,33%; e 3% não conhecem suficiente para opinar.
Com a mesma pergunta, sobre Rodrigo André Schanoski, a pesquisa demonstra que 29% dos entrevistados votariam com certeza; 36,67% não votariam de forma alguma; 23% poderiam votar; 7% não sabem ou não responderam; e 4,33% não conhecem suficiente para opinar.
Nos votos válidos, 61,86% dos entrevistados votam em Anderson Bento Maria e 38,14% votam em Rodrigo André Schanoski.
A pesquisa de intenção de voto adota a abordagem do tipo quantitativa e utiliza o método não probabilístico de amostragem. Além disso, o levantamento reflete a composição demográfica e socioeconômica representativa do eleitorado de Maripá em estudo, abrangendo variáveis como gênero, faixa etária, nível de escolaridade, econômico e localização (região/bairro).
Os dados para a determinação das quotas são obtidos por meio de informações oficiais do Tribunal Superior Eleitoral, Censo Demográfico, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE).