A disputa pela sucessão de Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara dos Deputados, antecipa movimentos políticos com vistas às eleições de 2026. Como Hugo Motta (Republicanos) assumiu o favoritismo na disputa, isso fez com que os demais interessados se mobilizassem.
Para tentar garantir a eleição de Elmar Nascimento (União Brasil), que era tido como favorito até então, foi exatamente o que fez o União Brasil ao sinalizar apoio à reeleição do presidente Lula em 2026, em troca de apoio da esquerda agora para eleger como o presidente da Câmara a Elmar Nascimento.
A informação é da CNN Brasil, a qual afirma em reportagem que: “Fontes do Planalto e do União Brasil confirmaram à CNN que o partido ofereceu ao governo aliança nacional para 2026 em troca de apoio ao líder da bancada na Câmara”. Aliança nacional, significa que o partido, nos estados e municípios, estará com Lula nas próximas eleições presidenciais se a ajuda da esquerda for confirmada.
Na campanha de 2022, Lula não conseguiu o apoio do União Brasil no primeiro turno, mas no 2º turno o partido liberou os diretórios regionais para apoiarem quem quisessem, agindo de forma própria dos partidos do Centrão.
Apesar da oferta do União Brasil em troca do apoio da esquerda, a ordem de Lula no Planalto e ao PT é deixar a decisão sobre apoio para janeiro, porque ele sabe que o futuro do candidato do União Brasil depende da esquerda. E adiar o anúncio sobre o apoio do PT na disputa dará mais força ao partido para decidir qual nome estará mais alinhado ao governo. Quem ficar mais próximo da esquerda vai receber o apoio, e o candidato do União Brasil, Elmar Nascimento, saiu na frente.
A coluna Em Pauta oferece uma visão, com análises e opinião, dos fatos relevantes do nosso cotidiano, visando colaborar para que você forme seus próprios conceitos sobre os assuntos tratados neste espaço.
Marcos Elieser é Jornalista Profissional Diplomado, formado em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade de Caxias do Sul-RS; Pós-graduado em Assessoria de Imprensa e Comunicação Empresarial; foi professor em diversas disciplinas na Faculdade de Jornalismo da Fasul, atual FAG; entusiasta do Marketing Político e Marketing Digital; e colunista. Contato: [email protected]