A visita do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, nesta quinta-feira (29), em Marechal Cândido Rondon, atraiu apoiadores e simpatizantes de toda a região, sendo uma grande parte que não é militante, nem filiada em partido algum, mas corroboram os valores defendidos por Bolsonaro. Porém, outros tantos eram formados por políticos, entre eles os candidatos a prefeito e vice, da situação e da oposição, em Nova Santa Rosa.
Os candidatos e prefeito e vice em Nova Santa Rosa, pela situação, Noedi Hardt (PSD) e Paulo Wagner Netto (PL), do mesmo partido de Bolsonaro, estavam há cerca de cinco metros dos candidatos a prefeito e vice pela oposição, Lari Hitz (União Brasil) e Roque Lorenzatto (PP), em frente ao palco onde Bolsonaro discursou para uma multidão nesta quinta-feira (29).
Além deles, dezenas de nova-santa-rosenses também participaram do evento, o que teria sido um incentivo a mais para ambos tentarem provar que são candidatos de direita e bolsonaristas.
Essa disputa pelo voto bolsonarista em Nova Santa Rosa tem se acirrado com distribuição de informações falsas sobre ambos os candidatos. Por exemplo, circula nos grupos de redes sociais uma foto de Lari Hitz, candidato da oposição, junto com o deputado federal Zeca Dirceu (PT) e o deputado estadual Elton Welter (PT). Ocorre que essa foto é de 2013 em uma entrega de um veículo para a prefeitura de Nova Santa Rosa, e Lari era vereador na época, sendo convidado para participar daquele momento.
Em outra foto, também divulgada nas redes sociais, sem contexto, aparece Noedi Hardt ao lado de Gleisi Hofmann, atual presidente nacional do PT, mas também em um contexto de evento que resultou em benefícios para o município de Nova Santa Rosa.
Contudo, a má fé praticada por militantes de ambas as partes quer enganar o eleitor que não é um engajado político, tentando convencê-lo que Lari é simpatizante da esquerda e o outro lado que Noedi é simpatizante da esquerda.
O fato é que em algum momento político, ambos se relacionaram com o PT, o partido que mais tempo governou o Brasil nos últimos 24 anos.
E se uma foto faz um partido ser aliado da esquerda, o que dizer de um partido que tem ministério no Governo Lula. Pois bem, esse é o caso do União Brasil de Lari Hitz e do PP de Roque Lorenzatto. Esses dois partidos fazem parte da base de sustentação do Governo Lula e possuem ministérios. Então: Lari e Roque são candidatos da esquerda por causa disso?
Por outro lado, o PSD de Noedi, em nível nacional, está no bolo de partidos que dão sustentação ao Governo Lula e também possui ministério, assim como União Brasil e PP. Novamente a pergunta: Isso faz de Noedi um candidato da esquerda?
Parece que o único partido que está na disputa pela majoritária em Nova Santa Rosa e não faz parte da base do Governo Lula é o PL de Paulo Wagner, candidato a vice-prefeito na coligação encabeçada por Noedi Hardt.
Então: quem é mais esquerda, quem é mais direita?
Se olharmos pelas perspectivas das redes sociais e das informações distorcidas divulgadas por militantes e simpatizantes de ambos os grupos, e confrontarmos com a realidade, chegamos a uma conclusão: Os candidatos são Bolsonaro em Nova Santa Rosa, mas fora o PL, os partidos deles são Lula.
Repense o que divulga nas redes sociais para não passar vergonha em público por repassar informações falsas.
Enfim, acredito que todos os candidatos em Nova Santa Rosa, de situação e oposição, sejam a prefeito e vice ou a vereadores, estão buscando o melhor para o município dentro da perspectiva de cada um.