Uma nuvem-funil apareceu no céu na tarde desta segunda-feira (29) e foi registrada em vídeo por moradores de Nova Santa Rosa. Essa é a segunda vez esse ano que uma nuvem desse tipo é registrada por nova-santa-rosenses. O outro caso aconteceu no dia 18 de janeiro desse ano (Clique no link abaixo).
Esse tipo de fenômeno natural se transforma em tornado caso toque o chão, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), e pode causar ventos de até 100km/h.
A nuvem-funil foi filmada por moradores de Nova Santa Rosa por volta das 16h45 e estaria sobre Nova Santa Rosa na direção de Palotina, mas a localização depende da visão de cada pessoa e da distância do fenômeno, que pode causar uma ilusão de ótica quanto ao local.
Segundo especialistas de institutos de meteorologia, as nuvens-funil aparecem pelo choque da alta temperatura e das formações de chuva, mas a presença de uma nuvem-funil não oferece risco às pessoas, pelo menos, se não tocarem o solo. Nesse caso, é preciso cuidado.
@agazetaweb PARTE 1/2 - MORADOR DE NOVA SANTA ROSA REGISTRA NUVEM-FUNIL, QUE PODE GERAR TORNADO, NA TARDE DE HOJE (29)Veja notícia completa em www.agazetaweb.com
♬ som original - A Gazeta Web