Publicidade

“A RESSURREIÇÃO DE CRISTO – NOSSA RESSURREIÇÃO”.

“Disse-lhes Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá”. (João 11.25)

07/04/2023 às 08h50 Atualizada em 10/04/2023 às 11h09
Por: Redação Fonte: *Pastor Ivo Köhn
Compartilhe:
Presidente do Conselho de Ministros Religiosos (CMR) de Nova Santa Rosa, O pastor Ivo Lídio Köhn, da Igreja Evangélica Congregacional no Brasil (IECB). Foto: Divulgação.
Presidente do Conselho de Ministros Religiosos (CMR) de Nova Santa Rosa, O pastor Ivo Lídio Köhn, da Igreja Evangélica Congregacional no Brasil (IECB). Foto: Divulgação.

O advogado e jornalista inglês Frank Morison era cético. A estranheza da ressurreição de Cristo chamou a sua atenção e ele saiu para provar que esta história fantástica era somente um mito. Ele escreveu em seu jornal na época: "Eu queria pegar esta última fase da vida de Jesus, com todo seu drama rápido e pulsante, seus antecedentes distintos e claros de antiguidade, e seu tremendo interesse psicológico e humano - tirar a sua exuberância de crenças primitivas e superstições dogmáticas, e ver esta grande pessoa como ela realmente era". No entanto, as investigações de Morison tiveram justamente o efeito contrário. Ao invés de permanecer um cético, ele descobriu a validade do registro bíblico de forma pessoal. Ao invés de escrever um relato pormenorizado do mito, ele realmente escreveu uma defesa da ressurreição - um livro chamado "Quem Moveu a Pedra?" Isso nos leva hoje a refletir sobre duas verdades fundamentais...

I. A REALIDADE DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO!

A ressurreição de Cristo é um fato incontestável. Foi um fato público atestado pelos oficiais que montavam guarda junto ao sepulcro. Foi atestado pelos discípulos de Jesus, por outros seguidores bem como por seus próprios inimigos. O Cristo ressuscitado foi visto por muitos depois de sua ressurreição: Por Cefas (Pedro), pelos doze discípulos, por mais de quinhentas pessoas de uma só vez e por Paulo.

A ressurreição de Cristo foi confirmada, crida, confessada e proclamada por muitos através da História. O fato mais importante da sua ressurreição é que: Através dela Jesus deu provas de que Ele é o verdadeiro Filho de Deus. Sua ressurreição prova que Deus, o Pai, aceitou e satisfez-se com seu sacrifício em nosso favor. Ela prova que o sofrimento e a morte de Jesus pela humanidade não foram em vão. Mas suficientes e eficientes para a reconciliação de todos os seres humanos com Deus. Ela prova que os maiores inimigos dos seres humanos, o pecado, a morte e o diabo, estão vencidos. Não lhe podem mais causar nenhum mal, pois Jesus os derrotou com a sua vitória.

Continua após a publicidade
Anúncio

Ela nos possibilita erguer o brado de alegria e vitória: “Onde está ó morte, a tua vitória? Onde está ó morte, o teu aguilhão? O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Graças a Deus que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo”. (1 Co 15.55-57) A vitória conquistada pela sua ressurreição está disponível para cada ser humano pessoal e individualmente.

Não basta apenas saber que numa certa ocasião, num determinado lugar certo Jesus morreu e ressuscitou em benefício da humanidade. O mais importante é saber que você pessoalmente está incluído (a) nessa história e pode receber os benefícios dessa vitória. A ressurreição de Cristo prova, fundamenta e aponta para a sua ressurreição pessoal. Pois Jesus afirma que você também viverá, porque Ele vive e venceu por você (Jo 14.29) Assim chegamos à segunda verdade fundamental

II. A REALIDADE DA SUA RESSURREIÇÃO! 

A vitória de Jesus nos dá a garantia de uma nova vida de paz e esperança. Por meio da fé em Jesus somos agraciados e recebemos todos os benefícios desta nova vida. Antes estávamos mortos, desligados de Deus, das alegrias e bênçãos da vida eterna, em rumo á condenação eterna. Agora, através da fé em Cristo, da confirmação e certeza da Sua ressurreição, a vida antiga, de trevas, pecado e morte ficam para trás. Por causa da ressurreição de Jesus, Deus lança nossos pecados para o mais profundo abismo do mar e deles não se lembra jamais.

Assim como Jesus morreu, você e eu morremos para o pecado. Nossos pecados foram crucificados para sempre, não mais nos separam de Deus. Assim como Jesus ressuscitou, você e eu ressuscitamos para a vida. Os braços de Deus e os céus estão abertos para nós novamente. “Se alguém está em Cristo, é nova criatura: as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas”. (2 Co 5.17)

A garantia de sua salvação pessoal e vida eterna estão agora disponíveis e pode ser plenamente alcançado por você e por mim através da fé no Salvador Jesus Cristo. Nada de desânimo! A ressurreição de Jesus dá a você e a mim a garantia de uma vida de reconciliação e de paz plena com Deus. Tanto no presente quanto ao futuro. Não precisamos mais ficar presos ou olhando para o passado, para nós mesmos, apegados a esse mundo com todos os vícios e pecados.

Por causa da ressurreição de Jesus podemos olhar para além desta vida, além do túmulo. A morte física para você e para mim, é apenas uma passagem para uma vida incomparavelmente melhor. Podemos olhar além dos sofrimentos desta vida. Deus nos dá a mesma esperança que fez nascer e ser expressa por Jô, um grande servo seu.

No momento mais profundo do seu sofrimento, dor, privações e provações, a certeza da ressurreição de Jesus Cristo o levantou do pó de sua fraqueza e desesperança. A ressurreição de Jesus dá a você e a mim a garantia do seu retorno visível e glorioso a este mundo. Nós o veremos face a face, iremos contemplá-lo glorioso em seu brilho e majestade. Ele voltará para nos estender o convite amoroso de entrada e posse permanente da vida eterna de paz, júbilo e prazer. Nesta nova vida nos céus os filhos de Deus jamais terão fome, nunca mais terão sede e Deus enxugará de seus olhos toda a lágrima e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor. (Ap 21.4)

Não estivemos física e pessoalmente em Jerusalém por ocasião da morte e ressurreição de Jesus, mas cremos conforme relatadas e testemunhadas na Palavra de Deus, a Sagrada Escritura. É o mesmo como se estivéssemos estados lá, pois Jesus nos garante: “Bem-aventurados são os que não viram e creram. “ (Jo 20.29)... Contemplando a ressurreição de Jesus, não podemos nos calar, somos motivados a dizer: Que extraordinário amor Deus nos tem concedido, ao ponto de termos sido feitos seus filhos! E isto é o que somos pela fé na ressurreição de Jesus. Que o Cristo ressuscitado possa conceder continuamente a graça e a misericórdia a você e a mim para seguirmos a Ele em fé e confiança absoluta, com alegria e gratidão pela nova vida de salvação de salvação e vida eterna concedida a nós pessoalmente. Que possamos servi-lo sempre com tudo o que somos e temos. Que Deus nos conceda essa graça. Amém!

*Sobre o autor do artigo:

O pastor Ivo Lídio Köhn é membro da Igreja Evangélica Congregacional no Brasil (IECB) e presidente do Conselho de Ministros Religiosos (CMR) de Nova Santa Rosa. Ele é natural de Cachoeira do Sul-RS. Casado com Gerli Scheguschevski. Pai de 2 filhos, 1 filha, avô de 2 netos e 4 netas. Em 2023 completa 50 anos de ministério, dos quais 30 anos dedicados à Nova Santa Rosa-PR. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias