Sexta, 20 de Maio de 2022

Poucas nuvens

Nova Santa Rosa - PR

Saúde Marechal Rondon

Clínica da Mulher rondonense atenderá sintomáticos respiratórios a partir de segunda-feira

Instituição atuará como unidade sentinela para as outras unidades de saúde e a UPA. Testes rápidos da Covid-19 acontecerão no local

22/01/2022 às 08h40 Atualizada em 22/01/2022 às 09h23
Por: Redação Fonte: Assessoria
Compartilhe:
Foto: Assessoria MCR
Foto: Assessoria MCR
A Clínica da Mulher, situada na Praça Willy Barth, em Marechal Cândido Rondon, atuará a partir de segunda-feira (24) como unidade sentinela de apoio para pessoas com sintomas respiratórios ou síndromes gripais.
De acordo com a responsável pela Atenção Primária à Saúde, Raquel Rech, a Clínica da Mulher servirá de apoio às demais unidades de saúde e à Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Todavia, acrescenta, as unidades de saúde da sede e dos distritos permanecerão atendendo os sintomáticos respiratórios. "Contaremos com uma estrutura para atender apenas os sintomáticos", frisa ela.
Funcionamento
O atendimento aos casos mencionados, voltados aos cidadãos com suspeita de Covid-19, ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h15 e das 13h às 16h45. O paciente com sintoma gripal se dirige à clínica, é lançado no sistema por ordem de chegada, aí ocorrem a triagem, consulta médica e o teste rápido da Covid-19. Em torno de 15 minutos a pessoa já recebe o resultado positivo ou negativo para a Covid-19.
Remanejamento
Os atendimentos antes desenvolvidos na Clínica da Mulher estão remanejados a outros espaços. O pediatra atenderá no Centro Integrado de Saúde (CIS), na rua 7 de Setembro, 803, com a mesma dinâmica. O obstetra estará à disposição das gestantes no CIS Estrela, na rua 7 de Setembro, 1.744. a psicóloga também atuará na antiga Estrela 10. O teste da orelhinha será realizado no Hospital Municipal Dr. Cruzatti.
Vale salientar que os pacientes que possuem horários agendados serão comunicados.
A intenção com a medida é que a Clínica da Mulher seja uma referência provisória com parte da sua equipe de trabalho, além do apoio de profissionais das unidades de saúde do interior. Assim, cada dia da semana uma unidade de saúde do interior estará fechada para que os servidores atendam os sintomáticos na Clínica da Mulher.
Interior
Na segunda-feira, as unidades de saúde dos distritos de Bom Jardim e de São Roque estarão fechadas; na terça será a vez de Novo Horizonte; na quarta, ficará fechada a unidade de Novo Três Passos; na quinta, Bom Jardim; na sexta a unidade de Iguiporã estará fechada.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias