Sexta, 20 de Maio de 2022

Poucas nuvens

Nova Santa Rosa - PR

Municípios Epidemia

Com mais 18 casos confirmados, Quatro Pontes chega a 77 ativos

21/01/2022 às 15h50
Por: Redação Fonte: Com assessoria
Compartilhe:
Com mais 18 casos confirmados, Quatro Pontes chega a 77 ativos

O número de casos com Covid-19 não para de aumentar em Quatro Pontes. O Setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde emitiu um novo boletim do coronavírus ontem (20) e agora são mais 18 novos casos ativos no município, passando de 59 para 77. Assim, na quarta-feira (19) o número de casos confirmados desde o início da pandemia somava 869 e agora são 887.

Entre as pessoas com possibilidade de transmitir o vírus, 172 estão em isolamento domiciliar. Há, ainda, uma pessoa em internamento clínico e uma na UTI. O boletim epidemiológico registrou também 49 suspeitos, ou seja, no aguardo de resultado de exame, 798 recuperados e 12 pessoas foram a óbito por complicação da doença.

O secretário de Saúde, Marco Antônio Wickert, explica que a onda de novos casos de Covid-19 chegou muito rápido.

“Tínhamos uma previsão de que em janeiro e fevereiro ocorreria um pico maior de casos, mas não tão alto. É algo que está nos preocupando muito. Ontem (20), na sala de reuniões da prefeitura, parte do Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde Covid-19 se reuniu com o prefeito em exercício, Tiago Hansel, para discutir e ampliar ações de conscientização coletiva para conter o avanço dos casos. A primeira colocamos em prática na manhã de hoje (21), quando realizamos uma live na página da prefeitura no Facebook, com uma importante explanação da enfermeira da Vigilância em Saúde e da nova EAP (Equipe de Atenção Primária) e chefe do Departamento da Vigilância Epidemiológica, Maíra Cristina Risse, e do médico clínico geral, Fernando Ferreira. Carro de som alertando a população também andará pelo município, reforçando que a população realmente precisa se cuidar”, diz.

Ele acrescenta:

“Visitas também serão realizadas aos comerciantes e industriários, a fim de reforçar as medidas preventivas que devem ser cumpridas por todos, principalmente o uso de máscara. É essencial que eles também cobrem dos clientes ao entrarem nos estabelecimentos. E orientações serão repassadas aos proprietários de restaurantes. Precisamos da colaboração de todos”.

Conscientização Coletiva

O momento, segundo o secretário, exige conscientização coletiva. Portanto, os cuidados essenciais devem ser mantidos diariamente, principalmente referente ao uso de máscara cobrindo completamente o nariz e a boca, além de manter os ambientes bem ventilados e o distanciamento de pelo menos dois metros.

Se faz necessário, ainda, evitar a realização de reuniões/encontros em locais com pouca ventilação. As mãos devem ser lavadas repetidas vezes, o uso de álcool gel 70% também é fundamental e é preciso limpar e desinfetar os objetos que são usados repetidamente.

Outra orientação é que os munícipes vacinem-se contra a Covid-19 e em caso de sintomas suspeitos procurem o Centro de Saúde para avaliação médica e realização do exame. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias