Sexta, 20 de Maio de 2022

Poucas nuvens

Nova Santa Rosa - PR

Saúde Covid-19

Secretaria de Saúde de Maripá amplia horário de atendimento a casos suspeitos de Covid-19

Os pacientes que apresentam sintomas mais leves da doença devem procurar o atendimento nos horários das 10h, 15h ou 21h, todos os dias, inclusive nos fins de semana.

20/01/2022 às 15h27
Por: Redação Fonte: Assessoria Maripá
Compartilhe:
Secretaria de Saúde de Maripá amplia horário de atendimento a casos suspeitos de Covid-19

Em razão do aumento na procura por testes da Covid-19, a Secretaria de Saúde de Maripá ampliou o horário de atendimento no Ambulatório Covid, localizado junto ao Pronto Atendimento 24 Horas, na Sede do município.

Os pacientes que apresentam sintomas mais leves como tosse, febre, dor de cabeça, espirro, calafrio, náusea, vômito ou diarreia devem procurar o atendimento nos horários das 10h, 15h ou 21h, todos os dias, inclusive nos fins de semana. A medida não se aplica em caso de sintomas graves, como falta de ar ou dificuldade para respirar, quando o atendimento deve ser imediato.

Dados

O atendimento havia sido reduzido no mês no novembro, quando houve uma diminuição dos casos no município. A cidade chegou a ficar sem nenhum caso ativo da doença durante 47 dias, voltando a confirmar um novo caso no último dia 5. Desde então, as notificações e confirmações da Covid-19 vem aumentando.

Até esta quarta-feira (19), Maripá registrava 26 casos ativos em isolamento domiciliar e 21 em investigação, conforme boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde. “Até agora, todos os casos apresentam sintomas leves, porém é importante se manter alerta e continuar com os cuidados, além de garantir que a vacina esteja em dia”, pontua a secretária da pasta, Marguid Maas Lerner.

Vacinação

A vacina está disponível para todos os maripaenses com idade acima de 12 anos. Para aqueles que ainda não se imunizaram, basta ir até a Unidade de Saúde de referência portando um documento pessoal (CPF ou Cartão SUS) e a Carteira de Vacinação, caso tiver.

É importante que os cidadãos também verifiquem se a 2ª dose e a dose de reforço estão em dia. O intervalo entre a 1ª e a 2ª dose é de 3 semanas e o intervalo para a dose de reforço é de 4 meses após a segunda dose.

Nos Distritos de Candeia e Pérola Independente, a aplicação das vacinas está sendo realizada por agendamento. No Centro de Saúde da Sede do município, a aplicação está sendo realizada, preferencialmente, nas segundas e terças-feiras, no período da manhã. Nos demais dias, serão realizadas as vacinas de rotina.

Vacinação de crianças

A vacinação das crianças entre 5 e 11 anos está prevista para iniciar na próxima semana. No momento, as enfermeiras passam por um treinamento, o qual é um dos requisitos para o início da aplicação neste grupo. Os detalhes serão divulgados assim que houver a definição das datas e horários.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias