Terça, 18 de Janeiro de 2022
37°

Pancada de chuva

Nova Santa Rosa - PR

Agronegócio Raiva bovina

Escritório Adapar Marechal realiza exame e confirma raiva bovina em Terra Roxa

10/01/2022 às 14h39
Por: Redação Fonte: Rádio Difusora
Compartilhe:
Foto: Reprodução vídeo
Foto: Reprodução vídeo

O escritório da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária) de Marechal Rondon confirmou na última sexta-feira (7) um caso de raiva bovina em Terra Roxa, que pertencente ao escritório Adapar de Guaíra, que por sua vez não possui médico veterinário e por isso, solicitou que todos os procedimentos fossem feitos pelo escritório de Marechal Rondon.

Servidores estiveram fazendo a coleta do material entre o período do natal e o ano novo, e o material foi enviado para o Laboratório da Agência em Curitiba, sendo que o resultado confirmou caso positivo de raiva bovina.

O vírus da raiva é transmitido por morcegos hematófagos, e nas regiões onde esses morcegos são mais facilmente encontrados, a recomendação dos médicos veterinários é para que os agropecuaristas vacinem contra a raiva seus animais de produção, como bovinos, búfalos, cavalos, caprinos, ovinos, dentre outros.

Os animais vacinados pela primeira vez, deverão receber dose de reforço em um mês; e consequentemente, serem vacinados anualmente.

A informação é de que uma equipe da Adapar de Marechal Rondon atua na cidade de Terra Roxa, orientando produtores para que vacinem seus rebanhos, principalmente àqueles produtores num raio de 10 quilômetros do foco.

As autoridades sanitárias de Terra Roxa já foram acionadas para tomar as providencias cabíveis em relação a saúde humana.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias