Sábado, 21 de Maio de 2022

Poucas nuvens

Nova Santa Rosa - PR

Municípios Preocupante

Cascavel registra média de um suicídio por semana em 2021

O número é muito similar ao registrado de homicídios. Em todo o ano de 2021 foram 50 homicídios e 2 feminicídios em Cascavel.

05/01/2022 às 10h01
Por: Redação Fonte: Portal 24
Compartilhe:
Foto: Assessoria Cascavel
Foto: Assessoria Cascavel

Segundo dados da Delegacia de Homicídios de Cascavel, no ano de 2021, 51 pessoas tiraram a própria vida em Cascavel. Número extremamente elevado e que caracteriza um registrado por semana, na média.

O número é muito similar ao registrado de homicídios. Em todo o ano de 2021 foram 50 homicídios e 2 feminicídios em Cascavel.

Cascavel está entre as cidades do Brasil, onde há pessoas capacitadas para atender pelo CVV (Centro de Valorização da Vida) e salvar vidas. Isso se tornou um grande marco diante de um assunto ainda pouco debatido, velado e temido.

No município cascavelense isso foi possível após a implementação da Lei Municipal 6768/2017 de autoria do ex-vereador e atualmente suplente parlamentar Fernando Hallberg, que além de instituir no município a Campanha Setembro Amarelo, definiu o dia 10 de setembro como Dia Municipal de Prevenção ao Suicídio, a exemplo da celebração nacional para a data, mas todos os dias são importantes para tratar deste tema em casa, com os amigos, com os colegas de trabalho.

Você sabia?

Apenas no ano de 2017, o CVV passou a ser utilizado pelos cascavelenses, pois anteriormente não havia pessoas capacitadas e linha telefônica para que as solicitações fossem realizadas.

Foi a partir de uma audiência pública, realizada naquele ano na Câmara de Vereadores, que representantes de toda a sociedade estiveram presentes, foi deliberado três pontos importantes sobre o suicídio. 

O primeiro foi criar a campanha Setembro Amarelo, que tem ações desenvolvidas em várias frentes. O segundo foi estabelecer a importância da capacitação dos profissionais de atenção básica do município e a integração nacional ao CVV.

O que é o CVV?

O Centro de Valorização da Vida presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato.

Os contatos com o CVV são feitos pelos telefones 188 (24 horas e sem custo de ligação),  pessoalmente (nos mais de 120 postos de atendimento) ou pelo site www.cvv.org.br, por chat e  email. Nestes canais, são realizados mais de 3 milhões de atendimentos anuais, por aproximadamente 4000 voluntários, localizados em 24 estados mais o Distrito Federal. (Informações do CVV)

Não adie o assunto e não deixe para tratar dele depois. Pertinho de você pode ter alguém precisando de ajuda, de diálogo, de carinho, de atenção e de atendimento especializado.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias