Quinta, 28 de Outubro de 2021
Municípios Marechal Rondon

Dia “D” da inclusão da pessoa com deficiência ocorre amanhã na Agência do Trabalhador de Marechal Rondon

Em Marechal Rondon, entrevistas com os candidatos interessados acontecerão das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 15h30.

20/09/2021 às 18h11
Por: Redação Fonte: Assessoria
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Agência do Trabalhador de Marechal Cândido Rondon participa nesta terça-feira (21), do Dia “D” da inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. As entrevistas com os candidatos que possuem alguma deficiência estão programadas das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 15h30, na agência rondonense.

O diretor da Agência do Trabalhador de Marechal Rondon, Sérgio Marcucci, informa que a Agência do Trabalhador e a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, por meio do secretário Valdir Port (Portinho), têm avisão de que gerar emprego é o melhor programa social que um governo pode encampar. “Realizar esta ação com o compromisso e o respeito aos munícipes é uma determinação do prefeito Marcio Rauber e do vice Ilario Hostaetter (Ila)”, expõe.

Marcucci cita que os interessados devem levarCarteira de Trabalho, RG, CPF e laudomédico para comprovar a deficiência. “Estamos aguardando a todos, pois o objetivo é proporcionar que estas pessoas conquistem a sua vaga no mercado de trabalho”, frisa.

Entrevistas

Segundo ele, no período da manhã as equipes da Copagril e do frigorífico da Frimesa farão as entrevistas com os interessados. À tarde será a vez das entrevistas da Frimesa, Agrícola Horizonte, Alibra, Copagril, ZDA Laticínios, Lar e Sempre Vida, de Marechal Rondon, e da Zero Grau, de Nova Santa Rosa.

Participarão do Dia “D” as seguintes entidades rondonenses: Associação dos Deficientes (Adefimar) e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

O Dia “D” é uma ação do governo do Paraná, através da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, com amparo das agências do trabalhador, e em Marechal Rondon é apoiado pela Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, por meio da Agência do Trabalhador.

Intermediação

No Dia “D”, as pessoas com deficiência participarão de uma grande ação de intermediação de mão de obra, com a presença de empresas que oferecerão vagas para preenchimento dos seus quadros de pessoal. Os empregadores realizarão processos seletivos em um mesmo espaço, ampliando as chances dos trabalhadores com deficiência em alcançar a inserção profissional.

Os atendimentos ocorrerão com a intenção de permitir que um mesmo candidato participe de vários processos seletivos até conseguir a aprovação. Assim, estes trabalhadores serão encaminhados para diversas ofertas. Outro ponto é despertar a possibilidade desses candidatos serem inseridos em processos de aprendizagem.

De acordo com o manual de ação do Dia “D”, elaborado pelo governo paranaense, pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas.

Ainda conforme o manual, todas as pessoas - com ou sem deficiência - têm o direito de tomar suas próprias decisões e assumir a responsabilidade por suas escolhas. Além disso, por causa da deficiência, a pessoa pode ter dificuldade em algumas tarefas e extrema habilidade para executar outras.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias