Bolsonaro dobra número de seguidores no Twitter no primeiro ano de governo
9. 01. 2020 - 19:25
*Marcos Elieser
(Wilson Dias/Agência Brasil)
No melhor estilo “fale bem ou fale mal, mas fale de mim”, o presidente Jair Bolsonaro ganhou milhões de seguidores no Twitter no ano de 2019, simplesmente dobrando o número, passando de 2,8 milhões para 5,6 milhões. Isso em um ano em que a oposição desenhou a gestão de Bolsonaro como sendo um retrocesso. Considerando o aumento de seus seguidores, a narrativa da oposição parece estar ajudando o presidente nessa escalada.
Quanto mais a oposição alardeia mazelas atribuídas ao governo, sendo ou não responsabilidade dele, o presidente Bolsonaro amplia sua audiência. Muitos podem estar acompanhando somente para se certificar daquilo que ouviram da oposição, mas ao ouvir e ver as ações do governo acabam simpatizando com o presidente, ou seja, ocorre um efeito reverso e o número de seguidores continua aumentando.
Os filhos Carlos, Eduardo e Flávio, todos políticos, também tiveram aumentos de 77% a 109% no número de seguidores. O vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ) aumentou seus seguidores em 109%, chegando a 1,5 milhão; o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) cresceu 81% em número de seguidores, alcançando 1,8 milhão; e o senador Flávio Bolsonaro (sem partido-RJ) aumentou em 77% atingindo 1,5 milhão. O levantamento foi feito pelo Departamento de Análise de Políticas Públicas (DAPP) da FGV a pedido do jornal O Estado de S. Paulo.
FIM DE PAPO
A gestão de Bolsonaro não pode ser avaliada por esses números, mas o crescimento da popularidade do presidente pode ser visto por meio deles. Até quando esse crescimento vai ocorrer? Isso vai reverter em apoio popular nas urnas em 2022? É esperar para ver.
*Jornalista, Especialista em Assessoria de Imprensa e Comunicação Empresarial