Municípios do Oeste podem ganhar usinas de asfalto
14. 02. 2018 - 17:09
(Foto ilustrativa)
A Itaipu Binacional, em parceria com os municípios, deve iniciar um processo de implantação de usinas de asfalto nos municípios da região Oeste do Paraná. Conforme informações preliminares, o investimento deve ser de aproximadamente R$ 10 milhões. A estimativa é que sejam implantadas de, 8 a 10 usinas para atender conglomerados municipais. As demandas devem ser apresentadas à Itaipu para em seguida serem atendidas.
O foco está na viabilização de consórcios, possivelmente três, para atender os 54 municípios da região Oeste na produção com custo reduzido de asfalto pré-misturado a frio-PMF. A imensa malha viária existente nas zonas rurais dos municípios, sobretudo aquelas já possuem pavimentação poliédrica esburacada, desgastada pelo tempo, é o ponto central da ideia.
A ideia foi apresentada na última assembleia da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná-Amop, pelo diretor de Coordenação da Itaipu Binacional, Newton Luiz Kaminski. Um dos exemplos é Céu Azul, que ingressou recentemente no Cidersop – Consórcio Intermunicipal, que possui uma usina que processa o PMF.
Com o convênio que está sendo firmado com a Itaipu, o Cidersop ganharia um grande reforço para modernizar o parque instalado em Vera Cruz do Oeste, com a compra de novos equipamentos. Kaminski explica que a demanda foi apresentada no final do ano passado e, em conversas com prefeitos vai se construir uma solução para atender os 54 municípios.