
A partir de agora o Isepe passa a gerenciar os cursos de Administração e Ciências Contábeis da Falurb e passa a administrar a formação dos alunos do Ensino Superior desses cursos. (Fotos: Marcos Elieser/A Gazeta Web)
MARECHAL CÂNDIDO RONDON – A Faculdade de Ensino Superior de Marechal Cândido Rondon (Isepe Rondon) e a Faculdade Luterana Rui Barbosa (Falurb), em evento realizado na Associação Comercial e Empresarial (Acimacar), assinaram um contrato de fusão das instituições de ensino superior na noite desta sexta-feira (26). A marca Falurb continua existindo e diretamente ligada à Associação do Instituto Vocacional e Assistencial Rui Barbosa (Aivarb), entidade que também é a mantenedora do Colégio Rui Barbosa.
Além dos diretores João César Portela e Carlos Kracke, e da diretora-pedagógica do Isepe, Rosi Mariana Kaminski, participaram do ato o presidente da Aivarb, Ito Dari Rannov, o representante da comissão de planejamento da Falurb, Mathias Graff, e o prefeito de Marechal Cândido Rondon, Marcio Rauber, entre outras lideranças e equipe de profissionais do Isepe.
CURSOS E ALUNOS
A partir de agora o Isepe passa a gerenciar os cursos de Administração e Ciências Contábeis da Falurb e passa a administrar a formação dos alunos do Ensino Superior desses cursos. Os representantes das duas instituições garante que os alunos da Falurb terão os direitos adquiridos até a colação de grau, sem custos adicionais e realizando as adaptações necessárias.

Prefeito de Marechal Rondon, Marcio Rauber, que foi professor das duas instituições. (Foto: Marcos Elieser/A Gazeta Web)
A fusão inclui apenas os cursos e a alunos da Falurb que passam a ser alunos Isepe. A estrutura física continua pertencendo ao Colégio Rui Barbosa, mas o Isepe Rondon deve negociar uma forma de utilização dos ambientes até que tenha estrutura própria para atender todos os alunos.
O Isepe Rondon conta também com seis outros cursos outorgados pelo Ministério da Educação (MEC): Administração, Agroindústria, Direito, Engenharia da Produção, Formação de Docentes e Pedagogia. O ano letivo para os acadêmicos de todos os cursos será iniciado no próximo dia 19.

Diretor da Falurb, Carlos Kracke. (Foto: Marcos Elieser/A Gazeta Web)
APOIO AOS ALUNOS
O diretor da Falurb, Carlos Kracke, lembra que os acadêmicos que agora serão alunos ligados à instituição Isepe, terão total apoio do Rui Barbosa. “Dentro dessa parceria firmada, uma das grandes preocupações nossas foi com os acadêmicos, tanto que dia 19, quando volta as aulas do ensino superior, os alunos da Falurb voltam ao prédio instituição para que eles possam ser encaminhados”, salienta o diretor da Falurb, Carlos Kracke.

Presidente da Aivarb, Ito Dari Rannov. (Foto: Marcos Elieser/A Gazeta Web)
ESTRATÉGICA
O diretor da Falurb lembra que a fusão com o Isepe ocorreu como uma ação financeira, mas destaca que, sobretudo, é estratégica. “Ela [parceria] passa também pela questão financeira, mas ela é especialmente estratégica para que nós possamos usar bem a estrutura que a gente tem, tanto como escola e também como faculdade”, destaca. “Essa união de forças representa e representará a solidificação do ensino superior particular em nossa cidade, nossa região, e com isso fortalecendo essa área”, o diretor Geral do Isepe Rondon, João César Silveira Portela.

Diretor da Falurb, Carlos Kracke: “A Falurb continua. Ela é da mantenedora e continua existindo”. (Foto: Marcos Elieser/A Gazeta Web)
ENSINO SUPERIOR NO FUTURO
Segundo Kracke, como marca a instituição permanece e não descarta a possibilidade de voltar a atuar no Ensino Superior no futuro. “A Falurb continua. Ela é da mantenedora e continua existindo. Nesse momento nós não desenvolveremos esses dois cursos, mas a marca, o nome, a história [da Falurb] é da mantenedora e no futuro próximo, porque não novamente pensarmos no ensino superior, mas não é o pensamento agora”, salienta o diretor da Falurb.

Diretora-pedagógica do Isepe, Rosi Mariana Kaminski. (Foto: Marcos Elieser/A Gazeta Web)
INFORMAÇÕES AOS ALUNOS
Conforme a diretora-pedagógica do Isepe, Rosi Mariana Kaminski, os alunos dos cursos de Ciências Contábeis e Administração da Falurb serão convidados a partir desta segunda-feira (29) a conversar com o Isepe. “Vamos recebê-los e nenhum deles vai sofrer qualquer tipo de prejuízo em relação a sua matriz curricular, em relação a sua carga horária. Isso tudo vai ser respeitado. Nada será alterado em termos de valores. Eles serão muito bem-vindos. Tudo será feito para o aluno ter o conforto necessário para ele continuar buscando o seu desejo de se tornar um profissional formado no ensino superior e com a garantia de qualidade suficiente para ele entrar no mercado e fazer a diferença”, salienta.

Diretor Geral do Isepe Rondon, João César Silveira Portela. (Foto: Marcos Elieser/A Gazeta Web)
ESTRUTURA ISEPE
De acordo com o diretor Geral do Isepe Rondon, João César Silveira Portela, a instituição, projetando o crescimento, desenvolveu no ano de 2017 um projeto de edificação que ampliou a sua a sua capacidade física de forma considerável. “Temos todas as condições necessárias para acolher uma gama de cursos, inclusive superior a esta que estamos ofertando, isso dentro do nosso projeto de crescimento”, salienta.
Contudo, Portela lembra que, sendo interessante para as duas instituições, a parceria pode ser ampliada envolvendo espaço físico. “Mas isso é um momento posterior, que também como tudo o que foi feito precisa de muito estudo, muito cuidado, muita atenção, garantindo conforto nos nossos acadêmicos”, explica o diretor Geral do Isepe.

Portela: “Acadêmicos da Falurb e Isepe vão ter o melhor das duas instituições”. (Foto: Marcos Elieser/A Gazeta Web)
ACADÊMICOS E CORPO DOCENTE
Segundo Portela, com a formalização da parceria a instituição passará às questões administrativas de forma mais eficaz. “Inicialmente a preocupação, o trabalho vai ser voltado à conscientização da importância dessa parceria junto à comunidade acadêmica, especialmente aos alunos, com bastante precisão de detalhes a cada a cada acadêmico de como vai ficar”, explica.
Ele destaca que a primeira preocupação é passar aos acadêmicos advindos da Falurb toda a tranquilidade e segurança, transmitindo a certeza que a parceria trará beneficiários.
O segundo ponto é efetivamente a construção do ano letivo 2018, eu segundo Portela, está todo planejado. “A ideia de uma parceria sempre é somar forças e com isso melhorar a qualidade. Naturalmente esses acadêmicos da Falurb e Isepe vão ter o melhor das duas instituições e esse melhor, dependendo das conveniências administrativas, pode envolver determinados setores do corpo docente”, comenta o diretor do Isepe Rondon.

(Foto: Marcos Elieser/A Gazeta Web)